quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Processos seletivos e minha raiva

Eu fiz um post ano passado sobre processos seletivos, uma vez que trabalho em RH há alguns anos.
Não vou colocar o link aqui pq estou com preguiça de procurar. Esse blog é super mal cuidado(com hifen, tudo junto ou separado? vai saber), eu preciso tomar vergonha e colocar um template que preste.

Enfim, o post de hoje é a continuação do outro em que eu falava sobre o que não fazer em processos seletivos.
Hoje me peguei emputecida porque mandei um email para um grupo de RH ao qual pertenço, pedindo indicações de curriculuns para uma vaga xxxx. Deixei claro e em negrito, que eu não aceitaria outros curriculuns que não fossem com a experiência para esta vaga.

Adiantou falar alguma coisa? Choveram curriculuns de gente sem noção que não tinham NADA a ver com o perfil da vaga mas teimavam mandar porque "Eu não tenho o perfil dessa vaga mas quero saber se posso participar mesmo assim" ou ainda "Eu não tenho o perfil dessa vaga, mas envio meu curriculum para outras oportunidades".

O que essas pessoas acham? Que eu vou passar o dia olhando e arquivando os curriculuns um a um, mesmo aqueles completamente fora do que eu pedi? Pq não fazem cadastro no site como toda pessoa normal deveria fazer? Pq sempre querem burlar o processo e passar na frente dos demais? Pq o ser humano é tão idiota e quer o seu tradicional jeitinho pra tudo?

Gente, é sério. Não façam isso. Se receber uma vaga e ela não tem nada a ver com seu perfil, não envie seu curriculum. Isso vai enfurecer a pessoa do outro lado que terá 500 curriculuns pra olhar, sabendo que se aproveitar 1% deles será muito.

Outra coisa que você não deve fazer: Demonstrar uma ansiedade exagerada a ponto de acharmos que você é louco. Uma pessoa da minha equipe hoje contou que ligou pra uma moça porque o curriculum dela parecia interessante para uma vaga daqui. Depois de meia hora de conversa, percebeu que a experiência dela era menor e pouco diversificada, ao contrário do que exigia a vaga. Agradeceu a moça, disse que para essa oportunidade não seria possível, e o que a moça fez? Surtou. Passou a ligar pra ela todos os dias. TODOS OS DIAS. Pedindo a oportunidade em vir conversar e explicar melhor seu perfil. O negócio chegou a um ponto que eu tive que ligar pra pessoa, explicar que sou a responsável pela área, que o perfil dela não será aproveitado para alguma vaga nesse momento, e pedir encarecidamente que ela pare de ligar de forma tão insistente.

Sim eu sei que a crise está aí, as pessoas desesperam mesmo, mas posso falar? Agir assim só vai tornar tudo pior. Pq que empresa vai querer contratar alguém que age de maneira tão desequilibrada?

Fica a dica.

Nenhum comentário: