terça-feira, 5 de abril de 2011

Sabedoria

Agora que o visto saiu, a viagem ficou realmente concreta. Antes disso eu sempre pensava que algo podia dar errado na entrevista no consulado, e isso não me deixava planejar efetivamente as coisas.
Fato é que as passagens estão compradas, apartamento alugado e curso fechado e pago. Embarco no final do mês e agora começou uma fase particularmente gostosa e ao mesmo tempo de aperto no peito: as despedidas. Despedidas de amigos, o abraço apertado no final dos encontros. O abraço de "estou indo, e nos vemos na volta. Ainda que eu não saiba quando ela efetivamente acontecerá".

Na semana passada foi o último dia no trabalho. Fui corajosa e pedi demissão. Mesmo com os muitos projetos, com a estabilidade, com as tantas possibilidades. Eu sou a pessoa que arrisca. Costumo dizer que essa é a única vida da qual vou me lembrar. Se eu não fizer as coisas de maneira que realmente valha a pena, não faz qualquer sentido estar nela.

E hoje foi uma pré despedida (pré porque eu ainda vou abraçar e cheirar e beijar ele muitas vezes antes da viagem) do meu único sobrinho de 7 anos. Ele é o homenzinho da minha vida. Aproveitei o fato dele não ter tido aula e o levei a um passeio comigo. Passamos a tarde juntos. Almoçamos, levei-o a um parquinho de diversões, tomamos sorvete, passamos na loja de brinquedos. E aí doeu. Doeu porque eu não suporto passar 2 dias sem vê-lo. Imaginei como serão esses meses. Como será ficar sem a voz doce dele, a cheiradinha diária no pescoço.
Ele percebeu a minha tristeza enquanto o observava brincar. E me disse:

- As pessoas não podem ficar tristes porque a outra foi embora. O amor continua sempre, não continua?

Ele falava sobre uma amiga que tinha acabado de me ligar e disse que sentiria saudades. Mal sabia que essa frase dele será o meu mantra pra viagem. E pra vida.

2 comentários:

Patrícia disse...

Oi, é bastante estranho te escrever, nao te conheço, vc nao me conhece, sequer me lembro como cheguei no teu blog, mas vc escreve muito bem, emociona a gente, quase nem vejo meu facebook ou escrevo aos amigos, mas fiquei acompanhando tuas histórias e fazia tempo que vc nao postava. Fiquei preocupada e curiosa para saber se a viagem rolou, se está tudo bem. Um grande abraço!

Jenna Rink disse...

Oi Patricia! Sei bem do que você fala, sabe que uma das minhas melhores amigas fiz lendo o blog? Achava os textos dela incríveis e em meados de 2005 mandei um email elogiando, ficamos amigas e a amizade perdura até hoje. Acho que blog tem disso né? Identificação com os textos, emoção com algumas coisas...fico feliz que você goste do meu espacinho onde despejo coisas da vida.
Sim, a viagem rolou, passei 5 meses nos EUA, fiz amizades incríveis, passei por experiências maravilhosas. Preciso criar coragem agora pra contar um pouco aqui, tá bem empoeirado o blog. Mas uma hora eu volto.

Um beijo,