sábado, 23 de junho de 2012

Da hipocrisia e outras drogas

Ontem li esse texto aqui:
http://blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br/2012/06/18/ostentacao-diante-da-pobreza-deveria-ser-crime-previsto-no-codigo-penal/ que trata de ostentação vs arrastões que estão acontecendo em restaurantes chiques de SP.
Inicialmente achei que o texto mostra de forma bem efetiva o quanto algumas dondoquinhas só conseguem olhar para o próprio umbigo, mas por outro lado algumas colocações feitas são muito pertinentes e me trouxeram uma conclusão bem óbvia perante um cenário que vejo no Brasil hoje: O de que vivemos um momento onde você precisa ser um falso modesto pra ser considerado uma pessoa normal. Precisa comprar roupas simples, ter um celular barato, andar a pé (ou no máximo de bicicleta). Viajar pro exterior? Vá, mas não espalhe a notícia. Ou vão pensar que você está de exibicionismo. É preciso ser modesto, é preciso viver modestamente pra ser valorizado como um ser humano digno.

Tá, mas e se eu quiser comprar aquela bolsa que eu adoro e trabalhei 12 horas por dia pra ter direito a comprar? E se é um sonho eu comprar um sapato que eu acho bonito, que me deixa bonita, e se eu quiser o smartphone e toda a tecnologia que ele traz? Eu não posso? Eu preciso trabalhar dignamente e feito uma louca mas não posso cogitar a idéia de viajar o mundo o quanto o meu dinheiro permitir, porque ter acesso a novas culturas é algo que me enobrece como pessoa?
Eu odeio a falsa modéstia. Eu sei que existe futilidade, eu sei que as pessoas estão cada dia mais voltadas ao ter e não ao ser, mas e se eu também tenho desejos consumistas? Vou deixar de ser um ser humano em evolução se reconhecer que eles também me fazem feliz? Eu não posso ajudar pessoas, evoluir, crescer, apoiar outras pessoas no seu crescimento, se eu não praticar a arte do desapego material?

Eu sei lá, o mundo tá muito hipócrita. E eu não vou fazer parte disso. Meu direito de ir e vir e fazer aquilo que me dá vontade não vai dar lugar ao de um ser humano que precisa abrir mão de tudo pra se fazer uma pessoa do bem.

2 comentários:

Camila disse...

Esse texto é escroto. Idiota. Hipócrita. Não consegui nem terminar de ler, de tanto que achei que o Cagamoto cagou no pau.

Jenna Rink disse...

Eu também pensei o mesmo, Cami. É muita hipocrisia pra um texto só.