quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Lacanices

Comecei terapia. Quer dizer, voltei.
Fiz aos 26 anos, voltei aos 28 quando perdi minha irmã num acidente, tentei novamente aos 30, e agora aos 32 pelo visto me encontrei numa linha incrível da psicologia: a lacaniana. Uma grande amiga faz essa linha de terapia ha anos e perdeu 10 kg. Porque a ansiedade dela diminuiu de tal maneira, que o peso foi só uma das coisas que mudou. Ela é outra pessoa.

Com Lacan não tem passar a mão na cabeça, falar que errar é humano, ir aos poucos. Com Lacan é pé na porta e soco na cara. É entrar nas profundezas daquilo que você sabe que tá fazendo errado ha anos, mas esconde debaixo do tapete. É descer no porão da vida, rever todas as suas atitudes e círculos viciosos que você insiste manter.

Por enquanto saio chorando de todas as sessões. Todas. Mas assim, como é que se evolui sem sofrimento? Sinceramente acho que não dá pra ser diferente disso.
A terapeuta mais ouve do que fala, mas no que fala é direta. Hoje ela fez uma pergunta que me quebrou as pernas de tal maneira, a ponto de sair atordoada e não lembrar onde eu tinha estacionado o carro.
Porque é assim: ela pergunta, eu fico com uma cara de "Caralho, por que precisei de 32 anos pra ouvir isso?". Então ela diz que a sessão acabou, e eu fico 1 semana pensando no que foi dito, até entrar no consultório dela de novo.

Não tá fácil. E eu sei que vem coisa pior ainda. Mas é assim que eu funciono. Direta e reta.

6 comentários:

Michele Pupo disse...

Não sei se eu aguentaria uma terapia destas... Algumas verdades é melhor nem ouvir...rs

Gostei do blog e dos teus textos.

Um abraço

Camila disse...

Tenho duas amigas analistas. Ambas sempre me disseram que:

1) Análise é assim mesmo: uma pergunta que acaba com você. Mas dá resultado. Análise é pra vida mesmo.

2) Lacan é foda de difícil.

Uma outra amiga comparou assim, uma vez: terapia é pra resolver problemas pontuais. Análise é uma pegada Woody Allen. Você fala, reflete, fala, reflete...

:)

Fernanda Mirtes disse...

Preciso voltar urgentemente para a terapia aqui em SP.
Quero Lacan também.
Quem sabe o seu terapeuta? ;)
Me indica?

Jenna Rink disse...

Michele obrigada pela visita. :)

Camis, é isso mesmo. E Lacan não é pra ver resultado rápido. É pra passar anos refletindo, tomando na cara, caindo, levantando e evoluindo. Tô curtindo.

Fe, claro! Fica em Moema, me manda email que conversamos a respeito. :)

Isadora Alves disse...

Preciso de uma terapia dessas urgente, me saboto o tempo todo e depois me digo que é normal, que um dia vou acertar...ai ai. Preciso acordar com Lacan na cama.

Bah disse...

Eu nunca tive interesse em fazer terapia, sempre pensei estar gastando dinheiro à tôa sendo que eu tinha um blog. Minha opinião não mudou, mas confesso que fico com uma curiosidade em frequentar uma sessão.

Kisu!