terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Constatações

A minha irmã falou ontem uma coisa que é certa: Em minha casa não temos vivido. Temos sobrevivido. Buscando uma gota qualquer de felicidade que nos anime a seguir em frente.

Eu nunca soube lidar com a morte. A primeira vez que ela aconteceu, foi com um colega de classe. Eu tinha 12 anos, e ele 16. Morreu em um acidente de moto. Fiquei chocada por meses, mesmo nem sendo tão próxima assim dele(eu era a nerd que sentava na frente, e ele o bagunceiro popular do fundão). Pra mim era muito surreal ver uma pessoa hoje e amanhã ela não existir mais. Depois desse colega de classe, vieram outras mortes um pouco mais dolorosas, e em todas eu fiquei desnorteada e sem saber como agir.

Mas é claro que em nenhum momento da minha vida eu imaginei o dia em que minha irmã de 19 anos e com uma vida pela frente morreria. É claro que não. Sempre imaginei nós 3 velhinhas(Tenho mais uma irmã além dela), brigando pelos mesmos motivos de sempre.

E de tudo de ruim que já me aconteceu, de todas as tristezas que já tive, nenhuma chega perto dessa. Acho que minha irmã e minha mãe estão até lidando um pouco melhor com tudo. Conseguem ler os cadernos de poesias e textos que ela tinha, e até acham graça de algumas coisas escritas, fazem comentários, lembram histórias com carinho e nostalgia.
Eu não. Eu não consigo sequer olhar a letra dela. Não gosto de ouvir as histórias. Sinto um vazio absoluto. Uma vontade gigante de voltar no passado. De abraçá-la e sentir o cheiro de shampoo do seu cabelo lisinho.
Minha irmã encaixotou as roupas dela, conseguiu separar seus documentos, guardou os emails recebidos dela.
Eu não. Não consigo ver as roupas, sequer chegar perto das caixas. Pq cada uma delas me lembraria uma história vivida. E eu não estou pronta(e nem sei se estarei um dia) pra relembrar isso.
Até mesmo a foto que tenho dela no meu orkut me faz chorar. Mesmo quando eu abro o álbum diariamente pra atualizar algo, vejo os olhos verdes lindos dela. E aquele aperto sufocante na garganta inicia.
Tenho pesadelos horríveis. Nunca mais consegui dormir direito desde que ela se foi.

Mas a minha maior dor, é saber que ela não vai ver meus filhos. Não vai pegá-los no colo, nem comprar presentes pra eles que eu jamais compraria.
Não vai ensiná-los a caçar lesmas no jardim, como fez com meu sobrinho.
Não vai ensiná-los a gostar de samba, enquanto eu a xingo abertamente por isso.
Não vai ensiná-los a dançar funk com a bunda virada pra mim quando eu ficar nervosa, só pra me fazer rir.
O cheiro do seu cabelo não existe mais. A nuvem de perfume que ela deixava sempre que passava por mim, também não.
Nunca mais meu telefone vai tocar e será ela pra perguntar com que roupa vai encontrar o namorado.
Ela não vai entrar de mãos dadas comigo em meu casamento.

Ela não vai mais voltar. E pro caralho a idéia que tenho que manter as lembranças felizes. Eu queria era ela aqui pra viver comigo todos os momentos. Todos. E isso eu vou lamentar o resto da minha vida.

5 comentários:

Anônimo disse...

Eu sei que é bem recente... mas acredito que cada um tem seu tempo e com o tempo você vai absorver melhor o fato. Acredite que ela continua existindo em outro plano que olha por vc... que ela irá conhecer seus filhos... que irá te livrar do perigo... que irá te guiar nas suas decisões. Pense nela com alegria... será bom para o espírito dela que desencarnou de forma trágica e assim como você ainda não deve ter aceitado o fato. E te vendo assim continuará sofrendo. Reze por ela... acenda velas... tranquilize seu coração. E se acreditar, procure um centro espírita. Fique bem. Beijos da leitora Carol.

Anônimo disse...

FORÇA!!!!

Jenna Rink disse...

Olá Carol, agradeço muito suas palavras. Bom saber que tenho uma leitora tão evoluída espiritualmente.

Tenho ido ao centro espírita também. Essa sempre foi a minha religião. A questão é que eu tenho alguns dias de revolta em que quase nada resolve. Creio que o tempo vai me ajudar a assimilar melhor os fatos.

Super beijo.

Anônimo disse...

Você conhece aquele incenso de ananda... que vende em lojas de produtos naturais? Um amiga minha me ensinou certa vez: acender todos os incensos ao mesmo tempo.. por toda a sua casa... isso traz paz... passar pano pela casa com agua benta... ajuda bastante... se banhar com agua fervida das flores de camomila por 3 dias seguidos traz tranquilidade. Tente fazer algumas coisas dessas... e tenha força do pensamento... que o nosso maior imã. Beijos, Carol

Caféína disse...

Uma coisa é certa. Só quem perde alguém que via todos os dias, assim, de uma hora para outra sabe o que sente.
A gente sempre espera que a pessoa volte, aconteceu comigo por um tempo. Mas tenha fé, peça força a Deus, as coisas acalmam, mesmo não sendo mais as mesmas. Beijo no seu coração!