segunda-feira, 30 de junho de 2008

Dicas de uma expert

Já falei aqui que trabalho em RH. Mais precisamente em Recrutamento e Seleção.
Resolvi fazer um post de utilidade pública. O que você não deve fazer para conseguir ingressar em uma empresa.
Vejo tanta gente sem noção todos os dias que é sempre bom deixar claro que o RH não é trouxa. E alguns discursos já estão mais que manjados.

  • Ligar para a empresa e falar que "Alguém te ligou sobre uma vaga mas você esqueceu de anotar o nome e gostaria de informações a respeito da vaga". Gente é o fim mas eu atendo pelo menos uns 5 manés desses todos os dias. O cara acha que falando isso eu vou pegar o curriculum dele ou sair destrinchando todas as vagas que temos na empresa. Vá pra puta que pariu, enganar a mãe. Tá na cara que ele não recebeu ligação nenhuma e só está querendo dar uma de João-sem-braço pra tentar uma entrevista.

  • Ligar e dizer que é amigo do Presidente ou de algum Diretor de alto escalão. Foda-se, meu filho. Até pq 99% das vezes o candidato está mentindo. Se ele é realmente amigo do Presidente, o próprio me liga pra falar do curriculum. O que quase nunca acontece. Ou seja, não minta sobre isso, não vou te tratar de forma diferenciada porque você tentou me intimidar com essa informação.

  • Aparecer na empresa, ligar no meu ramal e informar que trouxe o curriculum mas quer subir pra "explicar melhor" do que se trata. Não, eu não vou te atender. Aqui não é uma agência de empregos. Seu curriculum será entregue e tratado com o maior carinho do mundo, como fazemos com todos. Mas não espere que eu vá fazer uma entrevista com você porque o entregou pessoalmente.

  • Ligar e perguntar se eu posso "Dar um jeitinho" de te indicar pra alguma vaga. Não querido, não existe jeitinho nessa empresa. Pelo menos não enquanto eu estiver aqui. Pode esquecer, seu curriculum entrará em banco de dados e se houver vaga será chamada. Caso contrário, "jeitinho" nenhum será dado.

  • Dizer que é amiga do "Fulano de tal" do Departamento X. E que ele te contou que vai surgir uma vaga tal. Desculpa, mas é mentira. Não existe o fulano de tal e não existe a vaga. Por favor, não invente mentiras. É bem feio.

  • Chorar ao telefone. Contar da vida horrivel que você tem levado sem emprego e rogar a todos os santos que eu consiga uma vaga pra você. Bom, eu já fui bem coração mole com situações assim, mas hoje e com anos de experiência percebi que não adianta ser complacente. Se uma pessoa já inicia seu contato com a empresa assim, dificilmente deixará de ser a coitadinha eterna que precisa de ajuda. Palavra de quem caiu nessa e arrependeu-se amargamente depois.

  • Ser o chato que liga de tempos em tempos pra perguntar se surgiu algo. Não, não surgiu. E se você tem o curriculum cadastrado, chamaremos. Mas provavelmente depois da décima vez em que você me ligar enchendo o saco, vou excluir você por um único motivo: "Ansiedade absurdamente exagerada". Uma pessoa dessa na empresa é problema na certa.

Resumindo: O bom senso deve prevalecer sempre. E infelizmente na busca por uma oportunidade muita gente esquece dele. Aliás nem sempre só em casos de emprego. A falta de senso é geral, e em todos os assuntos. Infelizmente.

Um comentário:

Caféína disse...

ahahahahha

valeu pelas dicas!!

pra onde eu mando meu CV? daí eu ligo aí, falo que vc é minha amiga, e que eu mereço a vaga, e que eu to precisando de emprego e que e que e que...ahahahhahahah